terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Habito em mim





A sensação que tenho é de que eu não me encaixo em nada nesse mundo. Sou inapropriada para a época, para o estilo de vida contemporâneo, para o momento. Não me encontro, não me sinto um elemento pertinente a esse conjunto. Meu mundo não é esse paupável, superficial, frívolo, fulgaz. Eu moro dentro de mim, resido em minhas emoções. Rejeito ser parte dessa esfera gélida que abriga a indeferença humana . Valores medidos, pesados e julgados pelo status social e por esteriótipos pré-estabelecidos. Os interesses individuais acima do coletivo, do bem comum, as relações afetivas cada vez mais frágeis devido ao egoísmo operante são o cenário do hoje.
Não é o erro dos indíviduos que os torna medíocres, mas a persintência em manterem-se pequenos de alma. É estranho ver pessoas sorrindo da dor alheia, menosprezando os oprimidos, os marginalizados. É igualmente estranho ver a superficialidade dos sentimentos superar a grandeza dos atos. O que nos impede de enxergar as entrelinhas do outro? Aquilo que não foi proferido, mas que os olhos denunciaram? É preciso entender que pessoas não são objetos de nosso uso pessoal. Mas que são seres dotados de sentimentos que podem ser profundamente machucados. As vezes de maneira irreversível.
Não sou parte de um mundo preconceituoso, cuja hipocrisia é a regente da sociedade. Recuso habitar em um espaço permeado de arrogância, discriminação e descaso.
Deixe-me aqui no meu lar, dentro de minhas poesias, onde tudo faz sentido e onde tudo que é sentido tem valor. Quero viver e perecer nesse universo paralelo, que na verdade é o real. Porque o verdadeiro mundo é aquele que acolhe, que abraça. Sei que me rotularão, me julgarão e sim, me esquecerão. Mas eu, prefiro ficar do lado de dentro, que é mais cálido, intenso e verossímel.










Um comentário:

  1. PARABÉNS ANDREA, VOCÊ SE SUPERA A CADA DIA...MUITO LINDO MESMO... ENTENDO PERFEITAMENTE O QUE QUER DIZER PORQUE EU TAMBEM VIVO NUM UNIVERSO PARALELO E TAMBEM QUERO CONTINUAR NELE ENQUANTO ESTIVER VIVA, COMO EU TE DISSE UMA VEZ, PARECE QUE OS POETAS VIVEM EM PERFEITA SINTONIA, PORQUE UM TRADUZ EM PALAVRAS OS SENTIMENTOS DO OUTRO, E AS VEZES DE MANEIRA MELHOR...

    ResponderExcluir